Faz algum tempo que fui à casa de uma amiga e me deparei com uma cena um tanto desapontadora. Sua prima de apenas nove anos tinha acabado de pintar suas unhas na cor rosa. Após pintar, sua mãe (tia da minha amiga) logo perguntou ironicamente o que era aquilo e, em seguida, a mandou tirar o esmalte que havia passado.
Minutos depois, a mesma, me disse que sua mãe havia jogado todas as suas maquiagens fora. Minha reação? Surpresa, total. Eu tentei por um lado entender sua mãe. Talvez ela tenha ouvido no jornal que a agência de vigilância sanitária alertou que o uso contínuo de maquiagens por crianças podem causar alergia. Mas vamos lembrar só de uma coisa. Toda maquiagem, para criança ou adulto, pode causar alergia. Por um simples motivo. Têm corantes.
O uso de maquiagem por criança costuma ser bastante criticado no momento, como um movimento de sexualização precoce. Porém, os adultos andam se esquecendo da vaidade e da função lúdica da pintura. Quando usei o termo "vaidade" quis me referir ao desenvolvimento de habilidades femininas no futuro dessa criança. Que, a propósito, é da natureza de uma garota.
Caso você seja uma boa internauta - como eu - deve ter reparado que ultimamente muitas guriazinhas ganharam um espaço gigante numa rede social chamada, Youtube. Julie Lourenço, por exemplo, uma garotinha linda que tem milhares de visualizações. (Clica)
Não acho que uma menina de apenas nove anos deve sair maquiada todo santo dia. Estabelecer normas e produtos seria um bom começo. O uso de batom e gloss não seria um início ruim. Entretanto, o responsável deve mostrar a criança que o dia da maquiagem seria apenas um dia diferente, não uma rotina. Compreendem?
Uma coisa é brincar em casa. Se maquiar de brincadeira ajuda a construir uma personalidade. Tudo isso é bem dissemelhante do que sair pelas ruas parecendo um mini adulto. Certo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário