Parece cedo pra começar a falar de outono/inverno, mas, na verdade, as novidades que vão nos vestir quando o clima esfriar logo já começam chegar às lojas. Há pouco tempo aconteceu aqui no Brasil uma feira grande de calçados, a Couromoda, e deu pra ter um aperitivo do que as marcas nacionais estão adaptando e trazendo pra próxima temporada. O destaque, sem dúvidas, vai pras botinhas ornamentadas e onipresentes nas coleções.
A tendência vem lá do hemisfério norte – nossa querida Zara já fez suas versões, mas as brasileiras Esdra, Schutz e Santa Lolla não perderam tempo e criaram seus modelos. As studded boots chegam com o cano preferencialmente curtinho, mas podem variar no tamanho do salto e modelo. Tachas, brocados, ponteiras metalizadas, fivelas, spikes: a ordem é não economizar nas aplicações. Quanto mais decorada, desenhada, mais cool. Ah, uma dica: o modelo western, esse da foto acima, promete ser o protagonista.
O segredo pra usar é balancear o tamanho do cano e as peças que vão acompanhar.  Meia calça ou skinny da mesma cor alongam o corpo e destacam os detalhes. Em outra vertente, o contraste com jeans ou calças coloridas também fica bem descolado – vejam com as calças verde e vinho, por exemplo.  É legal combinar com maxi suéteres e peças militares. Nos acessórios, vá de animal print! Pra deixar tudo mais feminino, vale apostar nos comprimentos minis e em vestidinhos fluidos.
As meninas mais fashionistas lá de fora (onde já é inverno) já aderiram… Confesso que tô curiosa pra experimentar. E vocês? Arriscam uma botinha assim ou preferem os modelos mais discretos?