terça-feira, 2 de abril de 2013

Compras Inteligentes !

Compras mais inteligentes.
Com o tempo fui percebendo que prestar atenção em algumas coisas me ajudaram muito a aproveitar mais minhas roupas, economizar e renovar meu guarda roupa, por isso achei legal dividir isso com vocês!

Vamos lá?



1. Defina seu estilo

Sei que isso parece óbvio, mas não é. Antes de comprar qualquer coisa, é importante você saber como quer se vestir e o quais peças precisa pra isso. Um dos maiores erros que a gente comete é gostar de uma roupa, comprar e depois perceber que, apesar de linda e maravilhosa, ela não tem a nossa cara. Isso não significa que a gente tenha que ter um estilo só, até porque eu mesma me considero bem eclética na hora de me vestir, mas é importante você ter pelo menos uma noção do que quer.


Procure looks de meninas que tem um estilo que você almeja, por exemplo, e preste atenção nas peças, cores, tecidos, combinações e claro, nos erros. O que você gosta, o que você mudaria e faria diferente e por aí vai. Procure referências e inspirações, aí quando você for comprar, já vai ter uma boa noção do que serve pra você ou não.

2. Entenda as suas necessidades

A gente tem que entender que o que é básico e necessário pra uma pessoa, pode não ser pra outra. Cada um tem uma realidade que DEVE ser levada em consideração. Acho que listas, must haves e referências de blogs são MUITO válidas, mas quando a gente consegue adaptar pra nossa realidade.
Temos que levar absolutamente tudo em consideração antes de comprar alguma peça, por exemplo:

- Nosso gosto: já vi muita gente falando que scarpin de bico fino preto é básico e todo mundo tem que ter no armário. Pode ser lindo e pode ser básico, mas se eu comprar um, ele provavelmente vai ficar guardado pra sempre porque não faz meu estilo. Gosto nos outros sim, mas não me vejo usando, por isso não é uma necessidade pra mim.


- Nossa rotina: não adianta você comprar aqueeeela calça jeans básica pra ir trabalhar se você passa o dia inteiro sentada e ela prende a sua circulação, assim como não é necessário você ter uma bolsa grande daquelas que cabem tudo, se você carrega só carteira e celular. Temos que perceber o que funciona pra gente, afinal, a rotina de cada um é diferente e exige coisas diferentes.

- Clima: eu moro em Patos de Minas, fundada por Lúcifer e com temperatura que varia de "que calor" até "que inferno", então vamos combinar que minhas necessidades não são as mesmas das lyndas que moram no sul e podem fazer a rhyca usando sobretudo mais de um dia por ano, né?


- Corpo: a gente tem que comprar o que valoriza nosso corpo. Isso todo mundo fala, porque é verdade. Ainda bem que estamos no século XXI e temos meninas com todo tipo de corpo e que se vestem maravilhosamente bem pra servir de inspiração. Vamos aproveitar isso.

- Dinheiro: gentchy, todo mundo precisa ter uma Chanel, porque é linda, atemporal, básica e só custa seus dois rins e um pedaço do fígado, ok? Ok... só que não! Eu sinceramente adoro ver blogs de gente rhyca, adoro mesmo! Eu amo moda e, como publicitária, admiro trabalho de marca e não vejo problema nenhum em comprar se você tem dinheiro, mas ver menina se individando pra comprar uma bolsa de R$8000 porque fulana usa e diz que todo mundo tem que ter é realmente triste.

3. Invista em peças coringas

Um erro comum é sair comprando o que a gente acha bonito, aí chega em casa e percebe que não tem nada pra combinar com aquilo e não tem mais dinheiro pra comprar outra roupa, deixando a peça empacada no cabide. Por isso eu acho importante investir primeiro nas peças coringas, que são aquelas que você pode combinar tudo e que nunca saem de moda, pra só depois começar a comprar outras peças mais diferentes.


Eu, por exemplo, tenho algumas peças que me salvam toda vez! Como, por exemplo: calça preta, jaqueta jeans, short jeans, short branco, blusas podrinhas coloridas, camisas de cores neutras (branca, azul, preta, nude), saia preta e por aí vai.
De novo, isso varia com o estilo de cada uma! Se vocês quiserem um guia de peças coringas de acordo com o que eu visto, é só pedir que eu faço um post sobre isso!
E ah, essas são peças que eu acho que valem à pena investir. São coisas que você vai usar muitas vezes e por muitos anos, então vale pagar mais por elas.


4. Compre só se você se apaixonar

Nada de comprar só porque o preço está bom ou porque alguém disse que é bonito. Compre o que você gosta. Uma coisa péssima é quando a gente tem dinheiro sobrando e compramos algo legal que vimos, aí depois encontramos alguma roupa que nos apaixonamos completamente, mas não temos mais dinheiro. 
Ás vezes compensa você esperar e investir um pouco mais em algo que você goste MUITO, do que comprar por comprar e acabar não usando direito. 


Outra dica pra evitar comprar algo por impulso é a seguinte: viu algo na loja e quer comprar? Coloque de volta e vai dar uma volta no shopping ou na rua... Se você não conseguir tirar aquela peça da cabeça, compre! Eu faço muito isso e percebo que tem coisa que dali meia hora eu nem lembro mais, sério! Hahaha só tenha certeza que aquela não é a última peça pra não correr o risco de você voltar e não ter mais!

5. Preste atenção na qualidade

Não adianta comprar uma roupa só porque está super barata, se dali a pouco ela já vai estar furada, rasgada, desfiada ou algo assim. Assim como não adianta comprar uma roupa de marca se da pra perceber que ela não é tão boa assim. Preste atenção no material, no acabamento, nos cortes e no caimento da peça! E não tenha preguiça de experimentar! Muitas vezes ela parece linda no cabide, mas não fica tão boa em você... E muitas vezes eu fui experimentar e percebi que tinha zíper emperrado, botão caindo, tecido com furinho... Então xô preguiça.


6. Fique de olho nas promoções

 Pesquise quando as lojas entram em promoção e aproveite pra fazer a festa nessas épocas! É claro que se você ver algo que goste e tiver dinheiro pra comprar, não precisa ficar esperando entrar em promoção e correr o risco de sair de moda e da peça acabar, né? Mas tirando isso, tem promoções incríveis o ano inteiro, é só ficar esperta! 


Outra dica pra aproveitar promoções é comprar em sites internacionais. A super vantagem é que, por exemplo, quando o verão acaba lá, é justamente quando começa aqui, então a gente consegue pegar milhões de sales incríveis! Mesma coisa no inverno!

-x-

Bom, é isso! Coloquei tudo que acho essencial pra conseguirmos comprar de forma inteligente. Se alguém tiver mais dicas, só deixar nos comentários! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário